CIC exibe filmes para público infantil em agosto

A programação de agosto do Cineclune Infantil está com uma seleção de curtas e longas-metragens voltada às crianças. As sessões ocorrem todos os sábados, às 16h, no Cinema do Centro Integrado de Cultura (CIC), com entrada gratuita. A realização é uma parceria entre a Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis e a Fundação Catarinense de Cultura (FCC), administradora do espaço.

PROGRAMAÇÃO:

Dia 3 de agosto:

O menino e o mundo 
Direção: Alê Abreu
País: Brasil
Gênero: Animação
Ano: 2013
Duração: 80min
Classificação indicativa: Livre
Sinopse: Sofrendo com a falta do pai, um menino deixa a sua aldeia e descobre um mundo fantástico dominado por máquinas bichos e estranhos seres. Uma inusitada animação com várias técnicas artísticas que retrata as questões do mundo moderno através do olhar de uma criança.

Dia 10 de agosto:

Sessão de curtas-metragens nacionais 
(Duração total: 54 min. / Classificação indicativa: Livre)

Com os filmes:

Gildo: boas maneiras 
(De Cesar Cabral, SP, animação, 2019, 2 min)
Gildo é um elefante que adora “ler” as figuras dos livros, Paulo é um pássaro que não sabe voar e Socorro é uma barata perfeccionista que só fala blábláblês. Juntos, vão aprender boas maneiras para uma refeição divertida.

Cassius e Yuli – Ep. 2 Quintalzinho 
(De Eduardo Galvani e Marcos Raphael Campos, SC, animação, 2016, 3 min)
Os irmãos Cassius e Yuli mais gostam de ficar com seus animaizinhos, cuidar da natureza, conhecer coisas novas e gravar vídeos com suas histórias e brincadeiras fantásticas. Neste vídeo, Cassius e Yuli divertem-se pra valer no quintalzinho da sua casa, aproveitando o lindo dia de sol!

Crianças de maré 
(De Natália Corrêa, Ellan Barreto, Yane Mendes e Cidicley Ferreira, PE, documentário, 2018, 2 min)
As crianças que moram à beira do Rio Capibaribe mostram como o rio, muito usado pelos adultos no transporte, também é um lugar de brincar.

Charlie, o entrevistador de coisas – Ep. 4 Que frio 
(De Celia Catunda e Kiko Mistrorigo, SP, animação, 2019, 11 min) 
Charlie tem um programa de entrevistas e neste episódio, as estrelas do inverno invadem o palco: as Meias Antiderrapantes narram suas aventuras enquanto estiveram perdidas pela casa, e o Boneco de Neve, fala sobre seu nariz favorito. Isso tudo e muito mais com muita neve em um estúdio abaixo de zero!

Guri 
(De Adriano Monteiro, ES, ficção, 2019, 13 min)
Victor é um menino de 12 anos que sonha em vencer um campeonato de bolinha de gude do seu bairro.

Mytikah: o livro dos heróis – Ep. 09 Clara Camarão 
(De Hygor Amorim e Jonas Brandão, SP, animação, 2019, 7 min)
Manga está muito brava porque os meninos da escola não a deixam jogar bola. Mytikah aparece e leva os irmãos para conhecer a pequena índia Clara Camarão. Clara gosta de explorar a floresta e os defende dos perigos. Mais velha, Clara não se conforma em não poder lutar com os homens e as crianças a ajudam a montar seu próprio exército de mulheres.

A aventura da primeira bicicleta 
(De Carlos Henrique da Costa, SP, ficção, 2018, 16 min)
As aventuras de Carlinhos em sua busca pela realização do sonho de ter a primeira bicicleta, inspiradas pelas memórias do próprio diretor.

Dia 17 de agosto:

Tropa de Trapo 
Direção: Alex Colls
País: Espanha/Brasil
Gênero: Animação
Ano: 2017
Duração: 85min
Classificação indicativa: Livre
Sinopse: A Tropa do Trapo – formada pela vaquinha Mumu, pelo pássaro mudo Talalo, pelo urso Milo, pelo cão Alfred, pela Girafa Rita e pela porquinha Olga – viaja até a Selva do Arco-íris para recuperar as cores, que estão perdidas. Lá, eles vão conhecer novos amigos e vão encontrar um arco-íris triste e cansado, devido à uma contaminação que está apagando o brilho da selva.


Dia 24 de agosto:

Sessão de curtas-metragens 
(Duração total: 51 min / Classificação indicativa: Livre)

Com os filmes:

Tobias tatu 
(De Júnia Consani, SP, animação, 2017, 1 min)
O poema de Rosana Urbes apresente um lindo e feliz tatu que só quer brincar.

Ninguém é igual a ninguém 
(De Jeane Candido, RS, musical, 2014, 6)
As crianças percebem que os pequenos gestos é que fazem a diferença.

Os Carabão – Ep. 02 A seita de orgânicos 
(De Henrique Neumann, SC, animação, 2016, 3 min)
Os Carabão batem seu carrinho de compras e caindo na Seção de Orgânicos. John, uma acelga orgânica se dispõe a mostrar o ambiente para os forasteiros. Tudo parece bem, até que eles encontram um bacon sendo sacrificado em uma piscina de goji berries!

Fora de controle 
(De Maia Silva, SC, ficção, 2019, 9 min)
Duas colegas de classe decidem testar pilhas mágicas em um controle remoto e envolvem toda a turma numa grande aventura.

Nina 
(De Telmo Carvalho, CE, animação, 2019, 3 min)
Nina adora brincar com seus amigos, mas, por ser a única menina, não é chamada para o jogo de futebol. Quando um acidente acontece, os meninos descobrem que todos podem brincar juntos.

Como fazer uma pipa na favela 
(De Kurt Shaw, PE, documentário, 2018, 2 min)
Erik Gaudino, da favela Cidade de Deus no Recife, ensina a fazer pipas, mostrando como a brincadeira mais simples pode ser uma reflexão profunda sobre a vida.

Anglerfish 
(De Julia Ocker, Alemanha, animação, 2018, 4 min)
O peixinho tem que ir para a cama, mas as águas profundas são aparentemente cheias de criaturas ameaçadoras.

Mytikah: o livro dos heróis – Ep. 07 Machado de Assis 
(De Hygor Amorim e Jonas Brandão, SP, animação, 2019, 7 min)
Leco não consegue dormir e Mytikah aparece para contar a história de Machado de Assis. As crianças encontram o escritor ainda jovem e conhecem seus personagens. Mais tarde eles ajudam Machado a criar uma nova história!

Bicho do mato 
(De Juliana Sanson, PR, ficção, 2018, 16 min)
Jussara e a família deixam o campo para morar na cidade grande quando fortes chuvas atingem suas terras. Com a mudança vem as dificuldades de adaptação em um mundo totalmente diferente.

Dia 31 de agosto:

Sobre rodas 
Direção: Mauro D’Addio
País: Brasil
Gênero: Ficção
Ano: 2017
Duração: 72 min
Classificação indicativa: Livre (Recomendação do Cineclube da Mostra: 7 anos)
Sinopse: Lucas, um menino de 13 anos, chega a uma nova escola depois de um acidente que o colocou em uma cadeira de rodas. Lá, ele fica amigo de uma colega de classe, Laís, que sonha em  conhecer o pai que a abandonou. Uma jornada se inicia quando eles descobrem o paradeiro do pai dela e decidem fugir juntos para tentar encontrá-lo.