A 21ª Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis, de 7 a 22 de outubro de 2022, volta a ser presencial, depois de dois anos somente on-line, com tudo que tem direito – sala escura, pipoca, bate-papos, sessões ao ar livre, shows musicais, oficinas para crianças e programação adulta, tudo gratuito.
IMPORTANTE: os ingressos das sessões são distribuídos 30 minutos antes do início do filme e está sujeito a lotação.
Além da intensa programação, uma seleção de filmes estará disponível na plataforma online do Itaú Cultural Play. E esta edição especial de retomada marca também o início de um movimento que leva cinema de qualidade para dentro das escolas municipais de Florianópolis e bairros educadores, por meio da parceria com a Secretaria Municipal de Educação. Com o tema “Cinema, Infâncias e cidade”, o festival se espalha pela capital catarinense: estará em todas as regiões de Florianópolis e também no teatro Governador Pedro Ivo e no Cinema do CIC – Centro Integrado de Cultura. As inscrições para o Fórum de Cinema e Educação, dedicado a educadores, e oficinas de animação para as crianças já estão abertas. Clique aqui para se inscrever!
A Mostra exibirá 77 curtas-metragens dos gêneros animação, ficção, documentário e experimental, que refletem a pluralidade das infâncias e sociedade brasileira e mostram culturas de outros lugares do mundo, todos na Mostra competitiva. Além desta seleção, estão na programação oito longas-metragens brasileiros para crianças, entre estreias e recém-lançados, um fato inédito e promissor em relação ao mercado de cinema brasileiro.
Estão na programação as pré-estreias nacionais “A ilha dos Ilus”, de Paulo GC Miranda (animação, 2022) e “Chef Jack”, de Guilherme Fiuza Zenha (animação, 2022); a estreia em Santa Catarina de “Meu Amigãozão – O Filme”, de Andrés Lieban (animação, 2022); os recém-lançados em festivais “Poporopó”, de Luis Antônio Igreja (ficção, 2021) e “Alice dos Anjos”, de Daniel Leite Almeida (ficção, 2021); e os longa-metragens “Tarsilinha”, de Célia Catunda e Kiko Mistrorigo (animação, 2022) e “Turma da Mônica – Lições”, de Daniel Rezende (ficção, 2021) e “Pluft, o Fantasminha”, de Rosane Svartman, (ficção, 2022), todos no circuito comercial e que poderão ser vistos gratuitamente na 21ª Mostra.
Quatro dos oito longas estão na programação especial que a Mostra preparou para o Dia das Crianças, 12 de outubro.